segunda-feira, 18 de junho de 2012

Batata assada com alho poró e palmito

A primeira receita do blog começa  com o prato que fiz pro jantar do dia dos namorados.
Na última hora tive uma reunião no trabalho e acabei chegando em casa tarde.....aí já viu ne? Não deu tempo de fazer nada do jantar planejado com vários pratos e várias frescurinhas.
Acabei preparando uma batata assada recheada, que ok não é um prato fino pra se servir durante qualquer comemoração, mas nem por isso deixa de ser menos gostoso.

Segue a receita do que você vai precisar para servir 2 pessoas:

2 batatas inglesas grandes (compre as maiores disponíveis). Se não achar batatas grandes, compre menores, porém aí não garanto que 1 só vai ser suficiente por pessoa.
Manteiga com sal
Alecrim
Azeite
1 cebola grande
1 colher de sobremesa de açúcar
1 alho poró
3 colheres de sopa de molho de soja (ou o famoso shoyo)
1 palmito grande
1 cubo de caldo de legumes
300ml de água quente
1 colher de sopa de farinha de trigo
Alho frito
Sal
Pimenta
Cream cheese


O pimeiro passo  é lavar bem as batatas e pré aquecer o forno em 200ºC. Como você vai usar a batata com casca é importante lavar direitinho, ok? Depois seque as batatas e passe manteiga em todos os lados.
Salpique um pouco de alecrim e embrulhe cada batata em um pedaço de papel alumínio. Sei que isso pode parecer uma informação boba, mas gente, papel alumínio se usa com o lado brilhante pro lado de  DENTRO ok?

Coloque as batatas enroladas no papel alumínio em uma forma e leve para assar  em forno pré aquecido.  O tempo de cozimento vai depender de  vários fatores como: potência do forno, temperatura, tamanho da batata, etc. Quando der cerca de 40 minutos, comece a checar se a batata já está cozida. para isso, você pode enfiar um palito de churrasco, ou um garfo maior na batata (sem tirar o papel alúmínio). Quando sentir que a batata está macia, ela já estará cozida. As minhas levaram cerca de1 hora  pra assar.

Enquanto a batata está  no forno,  prepare os recheios.

Recheio 1 - Cebola caramelizada, alho poró e palmito.

Pique a cebola em fatias no formato de meia lua. Refogue as cebolas em um pouco de azeite, mexendo sempre,assim ela já vai soltando açúcar. Quando estiver dourada, acrescente o açúcar. O açúcar aqui é em pouca quantidade só pra dar um  toque adocicado na cebola. A cebola já tem o seu açucar natural, que por si já da um toque caramelizado, então quem quiser dispensar o sabor mais doce  não coloque açucar. Depois acrescente o molho de soja e mexa bem, deixando finalizar o cozimento. Acrescente o alho poró picado em rodelinhas finas. Deixe refogar um pouco. Desligue o fogo e acrescente o palmito picado em cubinhos. Reserve.

Recheio 2 - Molho veluté com toque adicional de cream cheese
O molho veluté é um  molho base na culináría que é uma mistura de: roux+caldo. O roux é simplesmente a mistura de farinha de trigo com manteiga. O molho é super simples de fazer, mas essa informação é legal pra vocês usarem no jantarzinho dos amigos e se sentirem o máximo ao falarem que a batata tem molho veluté. Convenhamos...é chique né gente?? Ah detalhe, o caldo pra fazer o veluté geralmente não vem de cubinho, mas quem vai reparar isso?

Esquente cerca de 300ml de água. Dissolva 1 cubo de caldo de legumes. Reserve.
Coloque uma colher de sopa de manteiga em uma panela e mexa até derreter. Quando estiver totalmente derretida, acrescente a farinha de trigo. Mexa com um fouet (aka batedor de arame) e abaixe o fogo e vá mexendo, deixando cozinhar por alguns minutos (3 ou 4 minutos são suficientes) É importante deixar cozinhar para que o molho não fique com gosto de farinha.  Quando estiver cozido, acrescente o caldo de legumes aos poucos e vá mexendo mais rápido com o fouet até  acrescentar todo o líquido. Se achar que o molho ficou muito grosso acrescente um pouco de água. Tempere à gosto (sal, pimenta, orégano, alho frito e o que mais você gostar). Desligue a panela e coloque o tanto de cream cheese que você achar ideal. Eu acrescentei cerca de 1 colher de sopa BEM cheia.

Montagem:
Quando ver que a batata está totalmente assada, retire do forno e aguarde alguns minutinhos antes de abrir as embalagens de papel alumínio porque o vapor dentro vai estar bem quente!
Faça um corte tranversal em cima da batata, formando um círculo. passe um pouco de manteiga e tempere com sal. Retire essa "tampa" e reserve em uma vasilha pequena. Com a ajuda de uma colher, retire um pouco de batata de dentro desse corte vá depositando na vasilha separada. É nesse "buraco" que você colocará seu recheio.

Amasse a batata que você separou na vasilha (pode amassar com garfo, colher, ou qualquer outro utensílio já que a quantidade é pequena). Adicione um pouco de manteiga, mais um pouco de cream cheese e bastante alho frito (se não gostar de alho frito, adicione qualquer tempero de sua preferência).

Coloque esse "purê" de batata no fundo da batata...amasse bem para caber mais recheio. Depois coloque o seu molho veluté . Por fim coloque a mistura de cebola, alho poró e palmito. Salpique queijo parmesão e alho frito e leve para dourar até o queijo derreter.

Sirva a batata sozinha (como eu fiz por falta de tempo e preguiça) ou acompanhada por uma salada verde básica com algum molhinho de sua preferência.

Essa batata tem mil opções de recheio. Uma boa opção é frango desfiado com bacon. Nesse caso você pode fazer um molho veluté com caldo de frango ao invés do caldo de legumes. Fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário