segunda-feira, 25 de junho de 2012

Beringela a Parmegiana


Essa receita é bem prática e deliciosa!
Serve bem para vegetarianos, para quem quer comer algo mais saudável ou simplesmente para quem ama beringela (pode ser que sejam poucos nessa opção, mas eu adoro!)

Ingredientes para 4 pessoas:

2 beringelas grandes
4 tomates
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1 lata de tomate pelatti
Azeite
Manjericão a gosto
Orégano
Canela
Sal
Pimenta calabresa
Queijo de sua preferência (mussarela, mussarela light, ricota - pra quem quiser deixar light, parmesão, pecorino, etc).

Lave bem as beringelas. Corte fatias (redondas) bem finas. Pode ser utilizado um mandolim para ficar mais fácil, mas quem não tiver usa uma faca afiada que também dá certo. Essas da foto foram cortadas com a faca mesmo. Coloque as fatias de molho em água fria com um pouco de sal.

Tire as fatias do molho e coloque sobre um pano limpo para secar. Depois aqueça uma frigideira com azeite e toste cada fatia. Isso é bem rápido e evita que a beringela solte  muita água, dando uma textura boa para a sua parmegiana.

Pique os tomates em pedaços pequenos.
Pique a cebola também em pedacinhos. Refogue a cebola e o alho picado no azeite. Junte os tomates. Adicione a lata de tomate pelatti (com o molho) . Tempere com sal, pimenta, orégano e folhas de manjericão. Coloque uma pitada de canela (dica muito boa pra qualquer molho de tomate). Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos até virar um molho encorpado.


Montagem:
Eu fiz mini porções individuais para serem servidas como entrada em um jantar com um tema  mais italiano. Acho que fica uma apresentação bonita e diferente.

Coloque em uma forma: 1 rodela de  beringela, uma colher de molho, um pouco do queijo de sua preferência ralado (usei mussarela), outra fatia de beringela, molho, queijo, e assim por diante. Faça a quantidade de camadas que você achar que fique bonito.Aqui foram 4 rodelas de beringela. A última rodela deve ser coberta com um pouco de molho. Salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido por cerca de 10 minutos.  O queijo irá derreter e a beringela irá ficar deliciosa! Enfeite com folhinhas de manjericão.

Cozinhe e seja feliz!!

4 comentários:

  1. Hum... Quero fazer essa em casa para experimentar!

    ResponderExcluir
  2. Huuuum, que bom... Pode ser esse fim de semana???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem quero! Sempre quis experimentar comidas do Murilo...maaassss hahaha

      Excluir