quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tilápia com gengibre, limão e vinho branco e salada de grão de bico


A receita de hoje é fruto da foto de "janta do dia" que publiquei ontem no Instagram.
Ontem eu tinha que fazer 2 bolos, e resolvi fazer algo pra jantar enquanto isso. Assim, despretenciosamente, acabei  fazendo uma comidinha que ficou DELICIOSA!

Ingredientes Peixe
 Na foto estão faltando alguns ingredientes que fui decidindo colocar depois, então segue a lista completa:

2 filés de tilápia (para 2 pessoas)
1 limão
1 pedaço pequeno (não é tudo isso que está na foto) de gengibre
Gotas de Shoyo
2 dentes de alho amassados
Um pouco de vinho branco (cerca de 3 colheres de sopa)
Sal
Pimenta no reino
Tempero lemmon&pepper
 
 
 Lave os filés com água. Em ambos os lados do peixe: coloque raspas de limão, suco de 1 limão, gengibre ralado (a gosto, eu usei um pedaço pequeno), alho. Esfregue os temperos no peixe.
Coloque algumas gotas de shoyo e o vinho seco.
Deixe na geladeira marinando por pelo menos 1 hora. Eu deixei cerca de 2 horas e o sabor ficou incrível!

Ingredientes salada de grão de bico

Eu adoro grão de bico, mas confesso que as vezes acho chato aquilo de ter que hidratar de um dia pro outro, cozinhar, escorrer, bla bla bla....
Então nessas horas é bom ter na dispensa uma lata de grão de bico em conserva, ou aqueles embalados à vácuo. Lógico que é mais caro, mas as vezes compensa.


O preparo é super simples. Corte a cenoura em cubos grandes. Corte uma cebola em pedaços bem pequenos (não está na foto dos ingredientes, mas dá pra ver ela na foto abaixo bem picadinha).
Misture uva passa e azeitona à gosto. A minha versão tinha MUITA uva passa e pouca azeitona, porque como eu disse é a gosto né gente?
Tempere com limão, alho (no meu caso usei esse garlic salt que também tem salsinha), bastante azeite, sal e pimenta.
Finalize com: orégano, manjericão (se tiver o fresco é melhor), alho frito (pra quem gostar) e sementes de gergelim (esqueci de colocar mas fica muito bom).

Leve à geladeira e deixe alguns minutos para pegar bem o gosto dos temperos.

 Faça o peixe em uma grelha, grill ou frigideira de teflon bem quente. Eu fiz em um grill mesmo porque é bem mais fácil de limpar depois. O segredo é colocar na potência máxima (ou em chama alta no fogão) e deixar esquentar por alguns minutos.
Regue com um fio de azeite e deixe alguns minutos de cada lado. Para não quebrar o peixe é importante que o primeiro lado já esteje BEM grelhado antes de virar.


Pode fazer isso pra janta hoje que é muuiitto bom viu?

Cozinhe e seja feliz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário