segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Hambúrguer de Grão de Bico

Uma das minhas comidas favoritas é sanduíche. Na verdade sou mega viciada em qualquer coisa que involva pão.

Como meu marido não come carne, as vezes invento algumas opções para ir além da pizza de queijo e da salada.

Esse hambúrguer de grão de bico ficou delicioso, e dá pra ser servido de várias maneiras.

Leve para cozinhar 2 batatas pequenas ou 1 batata grande.
Eu gosto de cozinhar com a casca mesmo.

 Escorra uma lata de grão de bico.
Quem for fazer com o grão de bico seco mesmo, hidrata e depois utiliza cerca de 265 gramas que é o peso dos grãos drenados na lata).

 Em um bowl coloque meia cebola rocha picada em cubinhos.
Eu resolvi adicionar uma colher de sopa do grão de bico inteiro, para ficar uns pedacinhos, mas não achei que ficou MUITO bonito no final então eu pularia essa etapa.
 Amasse as batatas cozidas.
 Em um processador ou liquidificador triture o grão de bico com suco de meio limão.
 Adicione a pasta de grão de bico aos outros ingredientes do bowl. Vá mexendo e amassando com a espátula.
Misture umas 2 colheres de azeite e os temperos de sua preferência. No meu caso eu coloquei: sal, pimenta, alho picado, páprica defumada, garam masala, tempero cajun, sal, pimenta do reino e cheiro verde picado.
O tempero é o que vai dar um toque diferente para esse hambúrguer, então pode colocar tudo que tiver vontade.

 Bata uma clara rapidamente até ficar meio que no ponto de clara em neve. Pode bater com um fouet mesmo, não precisa usar batedeira.
 Incopore a clara batida à massa e adicione um punhado de aveia em flocos grossos. A aveia serve pra dár um ponto melhor pra massa e ficar mais fácil de montar os hambúrgueres. Quem preferir, pode usar farinha de rosca.

Modelo os hambúrgueres com as mãos.
Essa receita rendeu cerca de 6 hambúgueres grandes.
Você pode fazer e cobrir com papel manteiga e um filme plástico e deixar no congelador ou freezer por vários dias.
Eu preparei uma versão com pão (da primeira  foto acima) no mesmo dia e depois fiz o restante depois de uns 4 dias.
Achei que o congelado estava ainda mais gostoso. Acho que os temperos ficam apurando e a textura muda também. Então sugiro fazer a massa com pelo menos um dia de antecedência.

Fiz os hambúrgueres  em uma frigideira com um pouco de azeite e também no forno regado com um fio de azeite.
Achei que no forno ficou melhor.
Uma opção para servir é fazer o hambúrguer com queijo, cebola caramelada , saladinha de tomates e batata frita. Eu também comi com pão francês e acho que um pão integral ficaria melhor.
Outra opção é só o hambúrguer com uma salada verde e molho de mostarda e mel (que combina MUITO MUITO bem com o hambúrguer).

A minha opção favorita foi o hambúrguer com um pouco de  cream cheese em cima, e um molhinho de mostarda dijon e mel e claro, batata frita porque nesse dia tinha acabado todas as opções de salada lá de casa.

Não importa se você é vegetariano ou não. Pode experimentar que é  uma delícia!

XOXO
Cozinhe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário