sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pão de Forma

 Essa receita é uma adaptação de uma receita da Palmirinha (que eu ADORO!).
O pão é SUPER MEGA FÁCIL e bem gostoso!
As variações com essa receita vão ser inúmeras e futuramente vou postar aqui os resultados.
Por enquanto vai a receita básica.
 No liquidificador coloque: 1 xícara de leite integral
 2 ovos em temperatura ambiente
 1/2 xícara de óleo. O ideal é usar óleo que não tenha sabor forte (como o de soja). Eu usei o de girassol.
 A receita da Palmirinha pedia 2 tabletes de fermento para pão. Eu usei esse em pó e acredito que o resultado tenha sido o mesmo. Daí usei o que eu acredito que era equivalente a 2 tabletes (já que na embalagem está escrito que o total equivale a 3 tabletes).
Quem for usar o tablete então use 2 e esfarele ele nas mãos antes de colocar no leite.
 Bata bem no liquidificador até ficar homogêneo.
 
Adicione 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal.
 
 Em uma vasilha coloque 2 xícaras de farinha de trigo.
Adicione a mistura do leite.
 Vá mexendo e acrescentando mais farinha.
A receita pede um total de 3 xícaras.
 Mexa bem com o auxílio de uma espátula até a massa formar bolhas.Você pode deixar o pão assim ou temperar a gosto.
Eu adicionei bastante orégano e um pouco de pimenta calabresa.

 Coloque em uma forma de pão ou bolo inglês untada com óleo e enfarinhada.
Tampe com um pano de prato e deixe descansar por 20 minutos.
Nessa hora pré aqueça o forno a 180ºC.
 A massa cresce bem.
 Antes de levar para assar salpiquei gergelim preto e orégano.
Asse até o pão ficar dourado.
Eu gosto de pão BEM dourado. Quem gostar mais branco é só assar menos tempo.
No meu forno para ficar desse jeito levou cerca de 50 minutos.

 O pão fica LINDO e desenforma super fácil.
Para servir é só usar a imaginação: manteiga, requeijão, patê, queijo, presunto, etc.
Os próximos pães eu quero fazer já com recheio: presunto, calabresa, bacon, queijo, goiabada, chocolate, etc. Acho que as possibilidades são inúmeras.

XOXO
Cozinhe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário