segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Carne Appetizer

 Eu não sou a maior fã de carne do mundo, mas as vezes dá vontade de comer um pouquinho.

Aproveitando uma reuniãozinha de amigos, resolvi fazer uma carne para servir de entrada. Essa carne é das antigas, e faço ela desde sempre. Ela também é ideal para acompanhar fondue de queijo (eu pelo menos adoro comer fondue de queijo com carne e pão).

O ideal é usar uma carne macia, que não tenha muita gordura. Essa que usei é contra filé, mas também gosto de fazer com patinho ou filé mignon.

Cortei a carne em cubinhos e retirei a gordura.
Tempere com os temperos de sua preferência, sendo que sal  (cuidado não coloque muito pois vai ser usado shoyo daqui a pouco) e pimenta do reino são obrigatórios.
Eu usei também: manjerona, alho, curry e ervas finas e um pouco de azeite.
Fica ótimo usar temperos como: lemmon pepper, pimenta cayene, vinho tinto e tudo mais que vocês acharem que combina bem. O que transforma essa carne em aperitivo é justamente o fato dela ser bem temperadinha.
Enquantoa carne estava marinando fui picando a cebola, o bacon e ingredientes de outros pratos. Para a carne usei um pouco desse bacon em cubinhos e cebola também em cubinhos.
 Refogue o bacon (só 2 colheres de sopa para dar um sabor extra) e acrescente a cebola (usei pouco cerca de 1/2 unidade pequena).
Coloque a carne e deixe dar uma dourada.
Depois adicione molho inglês (cerca de 3 colheres de sopa) e as ervas finas. Coloque também 2 colheres de shoyo. Quem quiser pode acrescentar mais molho inglês ou shoyo.Tampe a panela e deixe cozinhar por alguns minutos até a carne ficar macia. Além dos líquidos que você acrescentou, a carne solta bastante água então vai cozinhando bem.

 Depois destampe a panela e deixe reduzir o líquido.
 Até ficar assim.
Salpiquei também um pouco de alho frito antes de servir. Sirva com pães ou torradas. Eu ODEIO cerveja, mas quem gosta deve ter achado interessante a combinação acima.
Obs: Essa calabresa vai aparecer no próximo post.

Outro acompanhamento legal são batatas fritas e molho mostarda e mel.
Detalhe: Essas batatas fritas não foram fritas e sim assadas no forno. Isso é uma opção saudável e mais fácil de fazer. Ah e claro, elas são aquelas congeladas que já vem prontas para fritar, ou nesse caso, assar.

Assei por alguns minutos e depois coloquei queijo parmesão ralado na hora.

Molho:

Junte: 1 colher bem cheia de mostarda de boa qualidade (essa minha é a heinz spicy mustard) + 3 colheres de sopa de mel+2 colheres de sopa de azeite + 1 colher de  sopa de suco de limão + sal, pimenta do reino e orégano a gosto. Mexa bem. Esse molho também é legal para saladas e afins.
A combinação mel e mostarda vai de gosto, então se gostar mais forte, acrescente mais mostarda e se gostar mais docinho, acrescente mais mel.

Aqui eu poderia ter adicionado uma colher de sopa de maionese pois ficaria bem interessante com a batata frita, maaass esqueci.

XOXO
Cozinhe e seja feliz!


Um comentário: