sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Focaccia

  
Eu AMO pão! Ainda  mais os feitos em casa né?
Essa receita é simples de fazer, mas leva um tempinho grande de espera para a massa crescer então precisa de preparar pelo menos com umas 3 horas de antecedência.


 Adicione 1 e 1/2 colher de chá (cerca de meio pacotinho) de fermento em pó para pão em uma xícara e meia de água morna.
Deixe descansando por 10 minutos.

 Na batedeira coloque 4 xícaras de farinha de trigo + 1 colher de chá de sal.
Ligue a batedeira na velocidade mínima e acrescente 1/3 de xícara de azeite de oliva. Vá batendo até incorporar um pouco.

 Depois acrescente a água com o fermento (que já descansou por 10 minutos) à massa.

 Bata até incorporar tudo e virar uma massa meio grudenta.
 Aqueça uma vasilha no microondas por cerca de 30 segundos (só para ficar morna) e coloque um fio de azeite. É só  um fio tá Aí caiu demais e eu tirei o excesso depois.

Coloque toda a massa na vasilha.  E tampe com um pano úmido.
Deixe em um ambiente fechado por cerca de 1 h e meia até dobrar de tamanho.
Eu deixei o meu dentro do forno desligado.

 Eu deveria ter deixado 1 hora e  meia mas estava com pressa.
Aconselho que você deixe 1 hora e meia porque a textura fica melhor.

 Depois coloque a massa em uma superfície enfarinhada. Mexa rapidamente com as mãos (a massa não deve ser sovada)
 Adicione a cobertura, recheio, topping (sei lá que nome se dá pra isso) da sua preferência.
Eu adicionei azeitonas recheadas picadinhas e queijo gruyere ralado.
Seria legal usar também azeitonas pretas. Outra opção é não adicionar nada e fazer só a focaccia com ervinhas e sal grosso.

Mexa rapidamente com as mãos para o recheio se incorporar à massa.

Essa foto ficou MUITO esclarecedora né?
Explicando...Divida a massa em 2 pedaços.

Com a ajuda de um rolo de macarrão abra as duas massas (em uma superfície enfarinhada) e coloque em duas formas (ou assadeiras se preferir).
Depois tampe com um plástico e volte para um lugar fechado por mais 1 hora (voltei para o forno desligado).

Eu também deixei menos tempo que o necessário e realmente é importante deixar 1 hora para ficar perfeito.

Depois de uma hora a massa vai ter crescido mais um pouco e ficado bem fofinha. Delicadamente aperte a massa com os dedos, criando buraquinhos (sem chegar ao fundo é claro) por toda a massa.

Coloque um fio de azeite.
Eu também coloquei alecrim e salpiquei mais um pouco de gruyere.

Leve para assar em forno pré aquecido a 200º por cerca de 30 minutos.

Eu não arrumei CERTINHO na forma. Mas quem quiser pode fazer um retângulo certinho ou círculo (para formas redondas é claro).

Fatie da forma que preferir e sirva!

Ah detalhe: Acho que essa massa também daria uma boa pizza. Depois vou experimentar!


XOXO
Cozinhe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário