sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

"Vanillando"

 Eu ando numa fase de fazer coisas que levam extrato de baunilha (cupcakes, bolos, cremes, tortas, etc).
O meu maior problema é que meu extrato de baunilha (natural) acabou e a única opção que eu tive foi usar aquelas essências de baunilha RUINS do supermercado, sabe?

Ai gente, juro que não é frescura! Quem achar que é, quando encontrar um extrato de baunilha natural em algum lugar, basta cheirar para ver toda a diferença. Não precisa nem usar pra cozinhar....abre o vidrinho e cheira que vocês vão entender o meu sofrimento! Depois disso é claro que você vai querer usar para cozinhar daí pode fazer igual eu fiz!

Enquanto não viajo e compro extrato de baunilha a preços normais eu estou fazendo o meu próprio.

Já coloquei um post aqui mostrando como fiz o extrato natural (esse da garrafa maior). Ele está "escondido" há um pouco mais de 1 mês e a cor está linda! Mas vou deixar mais 2 meses porque ainda esá com um pouco de gosto de vodka. O aroma já está maravilhoso, bem baunilha mesmo.

Como ganhei mais algumas favas fiz mais uma garrafa de extrato. Agora achei a garrafinha de 250ml, que ficou BEM mais bonita que a grande né?
 Aproveitando fiz também o açúcar de baunilha.

Detalhe importante para quem for comprar fava de baunilha na Bombay: NÃO COMPRE A FAVA QUE VEM EM UM SAQUINHO TIPO ZIP LOC. Eu comprei e é BEM ruim, dura e bem seca, com poucas sementes.
Comprei a fava que vem naqueles tubinhos de vidro (tipo tubinhos de ensaio) e aquelas sim são boas!

Para fazer o açícar cortei a fava ao meio sem separar totalmente as pontas.

Coloquei 600g de açúcar.
Esse é um aúcar granulado, mas pode ser feito com o que você preferir.

 Com a pontinha da faca esfreguei a fava para soltar as sementinhas.
 Depois é só misturar bem com os dedos.
 Coloque a fava e o açúcar em um pote.

Tampe bem e deixe lá quietinho por pelo menos 2 semanas. Quanto mais tempo você deixar tampado melhor.

Esse açúcar é ótimo para usar em tortas, doces, bolos, cupcakes, cremes, ou ainda para tomar com café, chá, capuccino, etc.

XOXO
Cozinhe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário