segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Receitas para o Natal: Banana Foster

Eu não gosto de banana. Inclusive antigamente eu nem comia NADA de banana.
Com o tempo passei a experimentar algumas coisas, mas ainda não posso falar que gosto porque como pouco.

Dito tudo isso posso falar que essa é uma das melhores sobremesas que já comi na vida!

A calda é MARAVILHOSA, e só o sorvete, calda e o crocante das nozes seriam suficientes. Eu comi com 2 pedacinhos de banana e achei ótimo.

Se você gosta ou AMA banana, ou ainda se você não gosta tanto igual eu, pode ir correndo fazer isso hoje, porque segunda feira merece isso, né gente?

Essa sobremesa também seria o máximo para o Natal. Ela é "leve", super rápida de fazer e muito muito boa. Ainda tem um toquezinho de canela, que é totalmente Natal né?

Quem estiver pensando...mas o que é isso de banana foster? Uma banana com calda caramelada? Não gente... é MUITO MUITO diferente.

Banana foster é uma sobremesa muito comum nos Estados unidos e foi inventada em New Orleans. A base da calda é manteiga, que dá uma textura e um gosto muito diferente das nossas bananas carameladas. Outra coisa que dá a diferença é o rum que é utilizado para flambar.

Mas enfim, vamos à receita:
Essa quantidade dá pra cerca de 8 pessoas. Quem quiser mais banana é só adicionar mais.


 Derreta 100 gramas de manteiga com sal.
Tem que ser manteiga mesmo, não pode ser margarina.
Ah o melhor é fazer em uma frigideira grande tipo essa minha, ou ainda em uma panela baixa.
Acrescente uma xícara de açúcar mascavo e cozinhe rapidamente até dissolver (questão de 2 minutos).

 Acrescente 3/4 de xícara de creme de leite fresco.
Tem que ser creme de leite fresco. Se for creme de leite de caixinha ou latinha vai talhar tudo e não vai ficar NADA legal.
Mexa e deixe ferver mais um minutinho (quando você coloca o creme de leite a calda borbulha alguns segundos. Não se assuste...é isso mesmo).
 Acrescente 3 bananas picadas.
Eu piquei assim em pedaços grandes porque não queria que elas dissolvessem na calda.

 Acrescente 1 xícara de nozes picadas.

Repeti essa receita com nozes pecans que encontrei no supermercado. A banana foster original é feita com nozes pecans e o sabor fica MIL VEZES melhor. O único problema é que aqui no Brasil não é muito comum encontrá-las. Aqui em Uberlândia eu achei no supermercado Walmart e a vasilha de 100 gramas era só R$2,00 mais cara do que as nozes normais.

Então quem for no supermercado e achar noz pecan por favor compre e faça essa receita, ok?
Mexa rapidamente.

 Coloque 1/2 xícara de rum.

 Agora é hora de flambar. CUIDADO viu gente?

Para flambar vire um pouco a panela para a chama. Ah e claro, não fique com o rosto em cima da panela! As chamas duram pouquinho, cerca de 10 segundos.

Outra opção mais fácil para quem estiver com medo de virar a panela e deixar tudo cair é colocar o rum em uma concha e aquecer na chama do fogão. Assim que pegar fogo jogue na panela.

A opção pra quem estiver com medo de flambar é colocar o rum na calda e ir mexendo com uma espátula. Vá cozinhando em fogo baixo que o álcool vai evaporando.


 Olha isso que coisa LINDA. Polvilhe uma pitada de canela, mexa e voilá... uma sobremesa linda, maravilhosa e feita em 5 minutos!

 
Sirva com o sorvete de sua preferência.
Eu experimentei com sorvete de creme e sorvete de passas e rum e ambos ficaram ótimos.

XOXO
Cozinhe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário