terça-feira, 7 de agosto de 2012

Bolo de chocolate já recheado

 
Ao contrário do tal bolinho de chuva recheado da Ana Maria, esse bolo de chocolate recheado (também da Ana Maria) deu super certo!

O bolo é muito bom!! A massa  BEM gostosa, o recheio é delicioso, e a cobertura é LINDA! Entretanto da próxima vez que eu fizer, vou fazer algumas alterações porque o bolo é bem forte (mesmo pra quem gosta MUITO de chocolate como eu). Acho que faltou uma suavidade no recheio e na cobertura.

Faça primeiro o recheio pois ele será usado frio.

 Leve ao fogo: 1 lata de leite condensado, 1/2 litro de leite, 2 gemas peneiradas e 2 e1/2 colher de sopa de amido de milho.
 Dissolva o amido de milho no leite.

 Peneire as gemas para que o recheio não fique com gosto de ovo.

Mexa sempre até virar um creme grosso. Para a próxima vez vou deixar o creme  ficar mais grosso. Acho que isso pode fazer diferença na camada de recheio que fica aparente no bolo.

Pique 150 gramas de chocolate meio amargo.
Para minha próxima receita vou usar no máximo 90 gramas. Como falei, acho que o recheio tem que ficar mais claro que a massa pra ficar um constraste de cores interessante. E isso também suavizaria o sabor do bolo.
 Mexa bem até derreter (fora do fogo mesmo)

 Reserve o recheio e deixe esfriar totalmente.
Depois de frio, acrescente uma lata de creme de leite sem soro e mexa bem.

Cobertura: Em uma panela reserve 2 xícaras de chá do creme de chocolate.
Nessa panela já estavam mais 300 gramas de chocolate meio amargo para a cobertura.
Para o próximo bolo vou usar 200gramas de chocolate.
Reserve. A cobertura tem que ir para o bolo ainda morna, então deixe pra fazer só no fim.

 Coloque o resto do recheio em um saco de confeitar. Eu peguei  um saco plástico (estilo aqueles de colocar verdura do supermercado sabe?) e o coloquei dentro de uma vasilha alta  para dar apoio.Amarre o saco plástico para que fique no formato de um saco de confeitar. Mais pra baixo tem uma foto de como tem que ficar.

Reserve e deixe esfriando.

Agora vamos fazer a massa do bolo... E sério, de agora pra frente qualquer bolo de chocolate que eu fizer vai ter essa massa.

Ingredientes: 
100 gramas de margarina
2 gemas
2 claras em neve
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó

 Bater na batedeira a margarina, gemas e açúcar até ficar um creme claro (cerca de 10 minutos)..

Desligue a batedeira e adicione 6 colheres de sopa de chocolate em pó (acho que 5 seriam suficientes) e as 2  xícaras de farinha peneirada.

Adicione o leite. Mexa um pouco com a mão para misturar e depois volte para a batedeira por mais 5 minutos.
Adicione o fermento e mexa bem.

Bata duas claras em neve e misture à massa do bolo de baixo para cima, com delicadeza.
 A massa fica LINDA!
 Coloque metade da massa em uma assadeira untada e enfarinhada.

Faça um furinho no saco plástico que está o recheio. Tem que ser um furo pequeno mesmo para que o recheio não caia de uma vez só.

 Coloque o recheio em círculos, de fora pra dentro (em formato de espiral).
 Cubra com o restante da massa. Acerte a altura da massa com uma espátula.
Asse por 1 h ra em forno a 180ºC. De cordo com a Ana maria o bolo tem que fazer isso mesmo (dar uma quebradinha em cima pois o recheio de dentro vai cozinhando com esse tempo de forno e baixa temperatura).

Finalize a cobertura. É só levar ao fogo a mistura do creme (usado no recheio) e o chocolate meio amargo que você já deixou separado. Aqueça por alguns minutos até começar a soltar da panela.

Espalhe a cobertura em todo o bolo. Cubra com um pouco de granulado ou raspas de chocolate.
Detalhe para a bandeja linda presente da minha mãe
Eu enfeitei o bolo com alguns morangos.Na verdade eu queria confeitar o bolo inteiro com morangos fazendo um tipo de "coroa" em cima, mas eu precisaria de pelo menos umas 3 caixas de morangos de boa qualidade, e eu só tinha uma. A combinação desse bolo com morango é MUITO boa, então acho que é interessante colocar uma quantidade boa pra compôr a combinação dos sabores e não só enfeitar.
Isso é uma boa idéia pra quem quiser fazer esse bolo pra servir em aniversário.
Como o meu era só pra servir no lanche light da tarde fiz uma decoração meia boca.

Creme mais claro no fundo éo recheio


XOXO
Cozinhe e seja feliz!!










2 comentários:

  1. Lanchinhos da tarde da Thaís são tão simples, né???
    hahahah
    Adoro!

    Ah! N sei bater clara em neve!

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer NOW!!!!!!!
    Lindo demais esse bolo!!!
    Amei o blog!!!

    ResponderExcluir