quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Panquecas para o café da manhã/sobremesa


Hoje acordei com vontade de comer panquecas no café da manhã. Aquelas típicas de café americano, sabe?                               
O problema é que eu estou em uma fase Nutella, daí a minha panqueca de café da manhã pode virar panqueca de sobremesa  para algumas pessoas.

Eu digo que estou em uma fase Nutella porque Nutella é tudo, mas tem épocas que enjôo, daí depois de um tempo, volto a querer comer toda hora. E pela foto deu pra perceber que eu estou nessa fase de querer comer toda hora.

A receita é super mega simples e rápida.
Ingredientes: 
1 xícara e 1/4 de farinha de trigo
1 xíxara e 1/2 de leite
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo
3 colheres de sopa de manteiga derretida sem sal
1 pitada de sal


Coloque em uma peneira a farinha de trigo...
O açúcar, o fermento e o sal. Passe tudo pela peneira para ficar fininho. Misture bem.
Coloque os secos no lado da vasilha, fazendo um "buraco" no meio e coloque o ovo, o leite e a manteiga derretida.

Bata bem com um fouet.
Vá batendo até misturar tudo e ficar um creme liso.

Eu fiz mini panquecas, mas quem quiser fazer maior pode fazer também.
Em um grill, ou frigideira anti aderente, coloque um pouco de massa. Eu utilizo uma concha pequena. Basta despejar a massa no meio da frigideira e já com a ajuda da colher ir misturando até virar um círculo do tamanho desejado.

 Importante: A superfície deve estar quente antes de colocar a massa.
Quem nunca fez panqueca não precisa ficar com medo. Essa massa não gruda se for colocada na temperatura certa. Vá testando e tentando fazer que dá certo!Geralmente a primeira panqueca pode dar errado, mas daí é só aumentar ou diminuir um pouco a temperatura na próxima e a partir daí não tem erro!
Outra dica é que o pocesso deve ser rápido. Assim que você colocar a massa na frigideira, já espalhe com a colher até atingir o formato desejado pois ela cozinha bem rápido. São cerca de 45 segundos de cada lado (claro que o tempo depende de como você quer as suas panquecas).

Quando os lados estiverem douradinhos, vire a panqueca com o auxílio de uma espátula.

Essa ficou um pouco mais douradinha, mas eu gosto desse jeito mesmo.

As opções de recheio são várias. Syrup (uma calda usada nos US para comer com panqueca e waffle), morango e nutella, banana, mel, nutella e banana, geléias, requeijão, cream cheese, ou até mesmo sorvete, chantilly, doce de leite e afins. Dá pra usar bem a imaginação.
Montagem das panquecas com banana

Fiz uma versão com bananas picadas e syrup.
No final coloquei um toque de canela e servi com Nespresso.
Para fazer a versão Nutella e morango fui intercalando camadas de panqueca, nutella morango. Bem simples, né gente?
É légal servir as panquecas quentinhas.
Essa receita dá cerca de 12 panquecas desse tamanho.

XOXO
Cozinhe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário