terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pizza de Cookies e Cookies de Baunilha e Chocolate

Nada melhor para uma terça feira do que ficar vendo essas fotos...ainda  mais quando você está de regime...............
Eu sempre fui viciada em cookies! Quem me conhece sabe, que desde os 11 anos (ou mais ou menos isso) eu me aventuro tentando fazer os mais variados tipos de cookies.

Há alguns anos eu encontrei a receita, que para mim, é a melhor do mundo (pelo menos pro meu gosto, é claro) e já até coloquei ela no blog. Como não tinha passo a passo, vou colocar ela aqui novamente e agora com um plus, que é a criação da "pizza de cookies".

AVISO: As fotos a seguir são bem indecentes. Preparem-se!!

Ingredientes

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (tem que ser temperatura ambiente pois é o que dá a consistência certa da massa. Então retire a manteiga da geladeira pelo menos 2 horas antes)
300g de açúcar mascavo
100g de açúcar cristal
2 ovos
10 ml de essência de baunilha (ou uma colher rasa de sobremesa)
1 colherzinha de café rasa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de água quente
1 colherzinha de café de sal
375g de farinha de trigo peneirada
375g de gotas de chocolate



Na batedeira coloque a manteiga.

Acrescente o açúcar mascavo e o açúcar cristal.

Bata bem até misturar e ficar um creme homogêneo.
Quando a massa estiver cremosa  (tipo essa da foto) acrescente os ovos 1 a 1, batendo bem após cada adição.
Acrescente a essência de baunilha e continue batendo na batedeira.
Faltou a foto, mas nessa hora você acrescenta também o bicarbonato de sódio dissolvido em água quente e uma pitada de sal.

Pra quem não sabe, bicarbonato de sódio é vendido em supermercado na sessão de temperos. Existem duas versões: em pacotinho (tipo de óregano e afins) ou em caixinha.


Aqueça a água no microondas (cerca de 1 colher de sopa cheia). Coloque o bicarbonato de sódio, mexa bem, e acrescente à massa ainda quando ele está espumando. Acrescente a pitada de sal e bata mais um pouco.
Desligue a batedeira e acrescente 375gramas de farinha de trigo peneirada.
Mexa um pouco com as mãos só para não voar farinha pela casa, e depois pode voltar para a batedeira.
Acrescente 375 gramas de chips de chocolate.
Os chips são encontrados em lojas que vendem doces, chocolates e produtos para confeitaria.
Os que eu usei eram meio amargos. É legal comprar o pacote (acho que é de 1kg) e deixar em casa pois os chips são ideais para utilizar em coberturas e bolos.
Bata novamente na batedeira...
...até a massa ficar desse jeito.
Essa massa pode ser feita com antecedência e guardada em geladeira por até dois dias. Para isso, tampe a vasilha com plástico filme. Eu sempre faço com antecedência pois acho que a consistência fica melhor e facilita na hora de assar.

Quando for usar a massa, se estiver um pouco dura, coloque uns 20 segundos no microondas.

Agora vamos à invenção mais gostosa de todos os tempos.
Forre a assadeira de sua prefência com a massa, amassando com as mãos até grudar na forma.

Não é necessário untar.
Essa quantidade da receita rendeu 2 formas, mais umas 20 cookies conforme vocês vão ver abaixo.
Eu não coloquei massa até em cima pois não queria as cookies muito altas. Isso eu vou fazer em um próximo experimento com cookies recheadas.
Depois cobri com: pedaços de marshmallow, chocolate branco (Laka é claro) e gotinhas de chocolate.
Feio isso né?
Leve para assar em forno pré aquecido a 200º por cerca de 10 a 15  minutos.
Com 10 minutos já dá pra abrir e checar. Se os lados já estiverem moreninhos já está pronto.
A massa acaba de secar fora do forno então não asse demais, senão depois fica muito dura.

Marshmallows derretidos e tostados e gotas lindas e brilhantes. Perfect!

Nessa hora achei que fosse ser super difícil de desenformar e me arrependi de não ter usado uma forma de fundo falso. MAS o arrependimento não durou porque foi super fácil. Passei uma faquinha nas laterais, aguardei uns minutinhos só para a massa acabar de secar e ficar mais durinha, virei a forma e voilá.

Quem não quiser se arriscar, use forma de fundo falso que vai ser mais fácil ainda.
Coloquei em um prato e fatiei em triângulos, estilo fatias de pizza.
Ai ai que vontade de largar a dieta e comer isso tudo sozinha........
Lógico que tem que "piorar". Sirva quente com uma bola de sorvete de creme.
Juro que é a última foto, mas dá pra entender porque ela tinha que aparecer né?? OMG!

Ah e como eu disse, sobrou um pouco de massa e também chocolate branco picado.
Guardei o restante na geladeira, e no dia seguinte assei cookies para o café da manhã.


Como elas ficaram na geladeira, a consistência fica mais fácil e dá pra enrolar com a mão mesmo.
Quem for fazer a massa e já assar na hora tem  que colocar a massa  na assadeira com uma colher ( o que também é bem simples)

Novamente, não é necessário untar a assadeira.
Coloque as bolinhas de massa em uma distância maior do que eu coloquei tá? Senão gruda tudo.
Quando retirar do forno passe uma espátula por baixo das cookies para desgrudar e espere secar por alguns minutos.


Acho que deu um pouco mais de 20 né?
Muito delícia, viu gente??

As 2 "pizzas" serviram bem 12 pessoas, sendo possível repetir e comer pedaços maiores do que os da foto.
O que sobrar (tanto de pizza quanto de cookies) pode ser aquecido no microondas na hora de comer, que fica quentinho e com um gostinho maravilhoso (10 segundos são suficientes).

XOXO
Cozinhe e seja feliz!

3 comentários:

  1. Não é por nada não, mas essa pizza ficou um abusurdo!! Hahahhahahahaha...

    Muito boa, e os cookies do café também ficaram deliciosos! Realmente, a massa é uma das melhores que eu já experimentei. Até crua ela é boa! Hahahahhahahahaha

    Adorei, Thais!
    Obrigada pelo convite para a degustação :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente, as fotos ficaram lindas! Quem tirou? =)
    Essa pizza aí ficou óoootima!

    ResponderExcluir