segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Torta Milho e Queijo

Hoje é segunda feira e novamente eu estou começando um regime. Vamo ver se esse dura!
Mas para quem não está, segue uma receita deliciosa  e super fácil para animar qualquer segunda feira!
A massa é da Palmirinha e o recheio é meu.

Vamos começar pelo recheio:
1 cebola picada em cubinhos
1 pacote de sopa de cebola
1/2 caixinha de creme de leite
1 lata de milho
150 ml de  leite
Azeite
Pimenta
Orégano

Vale falar que essa torta pode ser feita com qualquer recheio: frango desfiado, calabresa, palmito, carne seca, etc. É só usar a imaginação...eu já fiz de todos os jeitos pensáveis e todos ficam muito bons.

Pique a cebola em cubinhos.
Refogue por alguns minutos no azeite.
Enquanto isso bata no liquidificador ou processador a lata de milho.
Não precia bater totalmente. Eu gosto de deixar uns graozinhos inteiros.
Adicione o milho batido na cebola refogada.
Coloque 150 ml de leite.
Acrescente o pacotinho de sopa ou creme de cebola.
A combinação do leite e do creme de cebola já forma um creme bem grossinho.
Adicione meia caixinha de creme de leite apenas para suavizar o sabor.
Adicione 2 colheres de sopa bem cheias de requeijão.
Agora tempere a goso.
Eu gosto de colocar pimenta do reino moída, um pouquinho de páprica e BASTANTE orégano.
Reserve o recheio e vamos à massa:

Na batedeira coloque: 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo...

...100 gramas de queijo parmesão ralado (daqueles de saquinho mesmo)...
...1 colher de sopa de mostarda...
...1 colher de sopa de ketchup...
...2 ovos (levemente batidos à mão mesmo)...
...2 xícaras de chá de leite e 1/2 xícara de chá de óleo. Eu gosto de usar um óleo melhor tipo o de girassol ou milho.
Agora acrescente um pouco dos seus temperos favoritos à massa.
Esse aí é o cajun.
O que eu mais gosto de acrescentar é óregano, mas o meu tinha acabado, então coloquei um pouco de manjericão.
Desligue a batedeira e acrescente uma colher de sobremesa cheia de fermento em pó.
Em uma forma untada, coloque parte da massa no fundo. Como vocês podem ver na foto eu coloquei um pouco menos da metade.
Agora coloque o creme de milho.
Por cima coloque os queijos de sua preferências. Eu coloquei muçarela (ou mussarela para quem preferir). E fica muito bom colocar: ricota amassada, queijo gorgonzola, queijo edam, queijo gruyere, todos esses queijos juntos, etc.
Enfim, queijo nunca é demais né?
Cubra com o restante da massa e adicione sementes de gergelim pretas ou brancas, ou ambas.
Leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 40 minutos.
Quando estiver com 15 minutos de forno retire a  torta e pincele uma gema na superfície para deixar a torta mais moreninha.
Não faça igual eu fiz. Pincelei a gema tarde demais, e como a superfície já estava bem quente a gema acabou coagulando em alguns pontos e ficando meio amarelinha. Nada que interfira no sabor da torta, mas a estética não fica tão legal.
Espere alguns minutos para desenformar.
Eu gosto de fazer essa torta em  forma de fundo falso porque daí dá  para desenformar quente.

XOXO
Cozinhe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário